sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sem demitir ainda há gordura para ser queimada

29/01/2009 - 19:01
matéria do Monitor Mercantil online
http://www.monitormercantil.com.br/mostranoticia.php?id=57125


Na CSN, por exemplo, peso dos salários nos custos caiu 20% entre 2007 e 2008 - De acordo com o economista Jardel Leal, do Dieese, diferentemente do discurso das empresas que defendem a redução de salários para enfrentar a crise, as companhias têm ainda muita gordura para queimar. Segundo ele, o peso dos salários já perdera espaço nos custos das empresas antes da crise.

Ele cita a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), na qual a fatia dos gastos com a folha de pagamento nos custos caiu de 10% para 8%, entre janeiro a setembro de 2007 e o mesmo período de 2008.

O desempenho da CSN não evitou que representantes do setor siderúrgico fossem ao presidente Lula pedir cortes de impostos, sem, porém, oferecer garantia de emprego como contrapartida.

"Toda vez que uma economia sai da crise é pelo aumento de ganhos de produtividade, novos arranjos organizacionais etc. A produtividade do trabalhadores estava aumentando antes da crise, mas sem distribuição. Um dos elementos importantes é esse. A crise é um problema de todos. Quem tem mais para ceder?", questiona Leal, acrescentando que "as empresas ganharam absurdamente antes da crise. Um dinheiro que gerou problemas e não serão os trabalhadores que o resolverão."

O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) reconheceu, na audiência com Lula, haver sinais no mercado internacional de início de inversão do quadro negativo dos últimos meses de 2008.

Apesar disso, a IBS defendeu ser "necessário que o setor seja preservado e incentivado via novas medidas de apoio aos investimentos e ao consumo e mais apoio contra as importações desleais".

O IBS considera necessário ampliar os cortes de juros e a desoneração tributária dos investimentos, do consumo e das exportações e que haja substancial melhoria nos mecanismos de recebimento e/ou compensação de créditos tributários das empresas.

Comentário:

por Almir Cezar Filho

É prova cabal que as demissões ou redução de salário e direitos são uma tática das empresas não para passar pela crise mas sim para transferir suas eventuais perdas para os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário