segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Petróleo e Gás: Novos prédios para a UFF

A paisagem de Niterói ganhará novos prédios. Já vem se erguendo no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal Fluminense (UFF). Está em construção e recuperação da infra-estrutura na UFF dos institutos de Química, Engenharia Química e Engenharia de Petróleo. Através de uma cooperação com a Petrobras, que investirá R$ 15 milhões no projeto, que prevê a construção de três novos prédios no Campus da Praia Vermelha da UFF, em Niterói.

Na área predial destinada ao Instituto de Química, serão 6.700 m2 de área construída, compreendendo laboratórios de pesquisa para análises de substâncias orgânicas e inorgânicas, preparo de amostras, câmara fria, central de gases, central de resíduos, almoxarifado central, gabinetes e áreas de uso comum, como auditório e biblioteca. Os laboratórios terão equipamentos previamente adquiridos via projetos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural (CT-Petro) e outras agências de fomento.
Já a Escola de Engenharia da UFF será remodelada. O Departamento de Engenharia Química e Petróleo, que hoje ocupa uma área de 400 m2s na Escola de Engenharia, terá mais 1.500 m2 de área construída para atender a laboratórios de pesquisa e áreas de trabalho para professores e alunos, fortalecendo atividades laboratoriais ligadas à cadeia de petróleo e gás natural.

***

Comentário:

Só espero que não haja uma subordinação da produção acadêmica desse instituto aos intesses empresariais da Petrobras ou a criação de uma dependência da UFF a essa empresa ou implantação de uma necessidade de captação de recursos privados.

Devemos lembrar da máxima prescrita na Constituição Federal: Educação pública é direito de todos, mas é dever do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário