quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

por Almir Cezar Filho

A ideia de país desenvolvido traz à mente, por oposição, a de país subdesenvolvido. Respectivamente, país rico e país pobre.

Existe uma corrente de estudiosos do assunto que defende a ideia de que os países subdesenvolvidos podem tornar-se desenvolvidos. Para eles, o subdesenvolvimento é – ou pode ser – um estágio anterior ao desenvolvimento.

Outros autores consideram o subdesenvolvimento não como uma etapa anterior ao "desenvolvimento", mas como uma situação que pode ser permanente ou crônica. São eles a geração teórica da teoria do subdesenvolvimento.


Além disso, esses autores defendem a idéia de que o subdesenvolvimento da maioria dos países do mundo é a contrapartida do desenvolvimento de alguns países. Uma espécie de dependência ou subordinação do país subdesenvolvido a um país desenvolvido. Desse ponto de vista, portanto a superação do subdesenvolvimento teria de ser buscada em outros métodos, abandonando-se a idéia de um processo evolutivo que levaria naturalmente do subdesenvolvimento ao desenvolvimento, mas pelo fim dos elementos estruturais que condicionam internamente ao subdesenvolvimento (e dependência). O que proporá geração teórica da teoria da dependência.

Essa controvérsia não nos impede de utilizar uma série de indicadores do desenvolvimento, que por sua vez, permite-nos caracterizar os países enquanto subdesenvolvidos. Esses indicadores seriam:
  • indicadores vitais: expectativa de vida, proporção de crianças e adolescentes em relação ao total da população, diferença percentual entre homens e mulheres, mortalidade infantil, mortes violentas e homícidios por mil habitantes, etc
  • indicadores econômicos: renda per capita, taxa de crescimento anual do PIB ou PNB, produtividade do trabalho, taxa de investimento em proporção a renda nacional, relação dívida pública/PIB, etc
  • indicadores sociais: proporção de pobres e extremamente pobres, percentual de pessoas vivendo em habitações precárias, percentual da população rural em razão da população total, etc
  • indicadores políticos: sufrágios regulares, participação política da população apta a votar, índice de corrupção, percentual de representantes eleitos em número de habitantes, etc.
Essa divisão entre os indicadores é feita apenas para facilitar o estudo. Assim, não existe uniformidade completa no uso de tal classificação. O que um autor considera como um indicador social, outro pode incluir entre os indicadores econômicos, por exemplo.

Vale lembrar também que, não são os indicadores que definem, muito menos determinam, um país como subdesenvolvido, mas que é o subdesenvolvimento que acarreta ao país o índice de patamar subdesenvolvido nos indicadores. E que um mesmo país pode compartilhar de um índice típico de país subdesenvolvido em um indicador, e em outro, um típico de país desenvolvido. Quando não, um analista pode apontar um peso maior de um indicador sobre outro como traço característico de um país subdesenvolvido e vice-versa.


Leia também: 

5 comentários:

  1. muito bem foi muito criativo

    ResponderExcluir
  2. bom da pra ter a noçao um pouco do que ver a ser, porem deveria ser um poco mais explicativoo

    ResponderExcluir
  3. ta um pouco em falta em algum conteudo mais avançado para ter mais noção do que e desenvolvimento vital.........mais foi um pouquinho ultil.........

    ResponderExcluir
  4. foi util, deu pra ter uma noção do que se trata!

    ResponderExcluir