segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

blog oficial de Theotonio dos Santos

Começamos, hoje, embora ainda em caráter de testes, o blog oficial do professor Theotonio dos Santos, economista e sociológo brasileiro.

O blog está no endereço http://theotoniodossantos.blogspot.com/

A ideia é que seja um canal direto da web entre esse brilhante e importe intelectual e o grande público.

Theotonio dos Santos foi um dos formuladores da Teoria da Dependência, atualmente é um dos principais expoentes da Teoria do Sistema Mundo. Mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Doutor em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, é professor titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador da Cátedra e Rede UNESCO-ONU sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (a REGGEN) .

Entre seus aportes mais destacados está sua contribuição à formulação geral do conceito de dependência, a periodização das diversas fases da dependência na história da acumulação capitalista mundial, a caracterização das estruturas internas dependentes e a definição dos mecanismos reprodutivos da dependência. Tem trabalhado também sobre a teoria dos ciclos, a dinâmica de longo prazo do capitalismo e a Teoria do Sistema-Mundo.

Por enquanto eu serei o administrador do blog, até montarmos uma equipe para ajudá-lo nisso. Lá ele postará ideias, comentários e artigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário