domingo, 4 de janeiro de 2009

12 regras de parcialidade no conflito Israel-Palestinos

Recebi essa numa mensagem de um amigo economista.

Vem rolando na internet, de email em email, e serve para reconhcermos (despertarmos nossa percepção de que) como a imprensa e mídia internacional é parcial ao noticiar o conflito entre o Estado de Israel e os palestinos.

A imprensa dá dois pesos e duas medidas e acaba servindo como instrumento de confusão no imaginário das pessoas sobre o conflito, impedindo que o público perceba que a guerra na verdade é um massacre do Estado de Israel ao povo palestino.

Doze Regras de Redação da Grande Mídia Internacional Quando a Notícia é do Oriente Médio

Regra Um - No Oriente Médio, são sempre os Árabes que atacam primeiro esempre Israel que se defende. Esta defesa chama-se represália.

Regra Dois - Os Árabes, Palestinos ou Libaneses não têm o direito de matar civil. Isso se chama "Terrorismo".

Regra Três -Israel tem o direito de matar civil. Isso se chama "Legitima Defesa".

Regra Quatro - Quando Israel mata civis em massa, as potências ocidentais pedemque seja mais comedida. Isso se chama "Reação da Comunidade Internacional".

Regra Cinco - Os Palestinos e os Libaneses não têm o direito de capturarsoldados de Israel dentro de instalações militares com sentinelas e postos decombate. Isso se chama "Seqüestro de Pessoas Indefesas".

Regra Seis - Israel tem o direito de seqüestrar a qualquer hora e em qualquerlugar quantos Palestinos e Libaneses desejar. Atualmente, são mais de 10.000,dos quais 300 são crianças e 1000 são mulheres. Não é necessária qualquerprova de culpabilidade. Israel tem o direito de manter os seqüestrados presosindefinidamente, mesmo que sejam autoridades democraticamente eleitas pelosPalestinos. Isso se chama "Prisão de Terroristas".

Regra Sete - Quando se menciona a palavra "Hezbollah", é obrigatório a mesmafrase conter a expressão "apoiado e financiado pela Síria e pelo Irã".

Regra Oito - Quando se menciona "Israel", é proibida qualquer menção àexpressão "apoiada e financiada pelos Estados Unidos". Isso pode dar aimpressão de que o conflito é desigual e que Israel não está em perigoexistencial.

Regra Nove - Quando se referir a Israel, são proibidas as expressões"Territórios Ocupados", "Resoluções da ONU", "Violações de DireitosHumanos" ou "Convenção de Genebra".

Regra Dez - Tanto os Palestinos quanto os Libaneses são sempre "covardes" quese escondem entre a população civil, a qual "não os quer". Se eles dormem emsuas casas com as sua famílias, a isso se dá o nome de "Covardia". Israel temo direito de aniquilar com bombas e mísseis os bairros onde eles estãodormindo. Isso chama "Ações Cirúrgica de Alta Precisão".

Regra Onze - Os Israelenses falam melhor o Inglês, o Francês, o Espanhol e oPortuguês que os Árabes. Por isso eles e os que os apóiam devem ser maisentrevistados e ter mais oportunidade do que os Árabes para explicar aspresentes Regras de Redação (de 1 a 10) ao grande público. Isso se chama de"Neutralidade Jornalística".

Regra Doze - Todas as pessoas que não estão de acordo com as Regras deRedação acima expostas são "Terroristas Anti-Semitas de Alta Periculosidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário