segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

OBAMA: super-herói?

por Almir Cezar

Ontem, domingo, na capa da revista JB Ecológico, que veio na edição do Jornal do Brasil, veio com a seguinte manchete "Obama: pacifista ambiental?". Essa manchete era um contraponto a capa da mesma revista publicada a dois anos atrás, que era a seguinte "Bush: terrorista ambiental".

A imprensa e mídia em geral tratam Obama como antítese de Bush, um super-herói que venceu o super-vilão. Durante os anos Bush a mídia foi muito condencente com ele, apesar do amplo sentimento dos leitores e espectadores que esse era o instrumento das políticas mais nefastas das corporações transnacionais e do imperialismo ianque.
Agora veria Obama para redimir os EUA e salvar o mundo das catastrófes. Contudo, Obama - que em verdade foi eleito num amplo movimento de massas de rejeição ao bushismo e por amplas mudanças - na prática já vem mostrando que esse não será seu papel e intenção.

A equipe de transição e o staff já anunciada do novo governo mostra sua cara que todas as mudanças serão dentro da linha traçada pelas elites. O que ao meu ver serão poucos.

Os homens de Obama são ligados a Era Clinton (como Larry Summers) esses mesmos que fizeram a desregulamentação do sistema financeira, que vem sendo apontada como uma das causas da crise financeira dos EUA.Esses neoliberais vêm se apresentando como portadores da mudança mas foram os mesmos que aprontaram.

Mas quando a lua-de-mel do povo com Obama acabar e ou for obrigado pelas circunstâncias ou pela pressão popular a avançar a linha-vermelha delimitada pela mídia, ele será intensamente cobrado. Cobrado como nenhum outro presidente dos EUA o foi.

Um super-herói sempre vence no final. No último instante encontra sempre uma solução para o problemas e dilemas. Derrota o vilão e salva o mundo e a mocinha. Obama não é super-herói. Super-herói só existem nos quadrinhos e filmes.

A história cobrará seu preço se ele não implantar mudanças efetivas e se não romper com os interesses dos ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário