domingo, 9 de novembro de 2008

O neoliberalismo por aqui ainda não acabou!

O neoliberalismo não morreu.Pelo menos no Brasil.
Almir Cezar 

Enquanto no resto do mundo, especialmente na Europa e EUA, onde a crise está mais brava, os economistas e políticos, e mesmo os banqueiros e empresários, já desistiram de pedir medidas e políticas econômicas neoliberais, como aumento das taxas de juros e redução dos gastos públicos, é justamente isso que no Brasil a mídia e imprensa vendida e os "especialistas" defendem que se adote.
O contra-senso é que até o BIRD está defendo aumento do gasto público para 2009 a fim de evitar ou combater a desaceleração econômica em cada país.
Isso apenas prova que os setores ligados aos sistema financeiro por aqui ainda está inteiros, e somente recuam quando estão na lona.
Prova que o Governo Lula ainda está capturado por essa fração da burguesia ou ainda é acossada por ela.Prova também como a imprensa e mídia brasileira também é aliada ou vendida a esses interesses.
Aqui se discute que é "realista" reduzir o orçamento do ano que vem. Que é "realista" o BC manter ou mesmo aumentar a taxa de juros para combater a inflação.
Inflação! Essa imprensa é muito contraditória, a algumas semanas criticava Governo pois este não estaria dimensionando o tamanho e gravidade da crise. Contudo, defende que o Governo se preocupe com inflação. Isso é a última coisa. O importante é o emprego dos trabalhadores.
A burguesia industrial, que ainda não foi plenamente afetada por aqui ou é muito dependente dos bancos fica quieta. Mas no pouco que sofre, já vêm transferindo a crise para os trabalhadores via demissão ou férias coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário