segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Fusão do Unibanco e Itaú. Porque os bancos não queriam o socorro do BC

por Almir Cezar

Hoje chegou a notícias de mais uma megafusão bancária no Brasil, a fusão entre o Itaú e o Unibanco, criando a maior instituição financeira brasileira.

Queria relembrar o texto postado no último dia 22 de outubro "Crise global empurra bancos para mais concentração".

Corre rumores que o Unibanco, que já andava sendo negociado por vários bancos, ficou em situação delicada recentemente depois da crise dos derivativos que se abateu no mercado financeiro brasileiro com o estouro da bolha financeira estadunidense e a desvalorização cambial.

***

Essa fusão é uma prova do porque a grande burguesia bancária brasileira não gostou da medida preventiva do Governo de comprar ações dos bancos em dificuldade. Ela esperava com a crise ir às compras (ir ao "saque do botim") dos bancos quebrados que iriam aparecer e com a medida de socorro acabaria ficando impedidos disso.

Como sempre a burguesia só fica contra uma medida (que a príncipio os beneficiam), usando os políticos da oposição de direita (tucanos e demos) como seus pitbulls, não porque defendem o a transparência do uso de recursos públicos. Quando usam os argumentos de livre-mercado na verdade é que querem aproveitar para lucrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário