quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estatização nova palavra de ordem da burguesia

por Almir Cezar

Uma palavra que a partir dos anos 1990 virou palavrão, "estatização", voltou a ser palavra de ordem da burguesia pelo mundo. É isso que os governos europeus e mesmo dos EUA estão fazendo nos bancos.

Óbvio que expressão não seja usada explicitamente - substituem por nomes como compra de ações, intervenção parcial, socorro, aporte nos ativos, etc. Até porque o nome estatização ou nacionalização implicaria aos eleitores a idéia que se meu dinheiro dos impostos está sendo usado para socorrer bancos eu quero decidir o funcionamento desses negócios.

Os anos 1990 vimos o êxtase em torno das privatizações. Agora a burguesia que lucros nesses anos, vêm com o pires na mão pedindo ajuda, socorro, do Estado.


O livre domínio dos negócios privados, principalmente nas finanças, foi denunciada durante anos como uma tragédia anunciada, contudo essas pessoas foram taxadas de jurássicos ou malucos. A História provou que estavam certas.

Agora a impressa brasileira anunciou que o Governo Lula fará o mesmo por aqui.(http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u458866.shtml). Dando superpoderes ao bancos oficiais para fazer isso, sem licitação, sem autorização. Sem transparência ou democracia.

É dar dinheiro público a banqueiro incompetente que quebrou seu banco. Durante anos de farra, não se podia discutir nenhum tipo de interferência, agora até estatização se topa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário