quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A crise mostra a revelevância das determinações extra-econômicas: o papel dos líderes

Por Almir Cezar Filho

Continuando sobre as determinações extra-econômicas* ... falemos agora da liderança política sobre a economia.

A crise mostra como é importante a questão de liderança política, ou melhor como a ausência prejudica a recuperação da economia ou efetividade de medidas para reversão da situação de crise.

Bush é tão mal visto pela população que qualquer medida é visto com desconfiança, e os demais políticos não aceitam dividir o ônus da aprovação do pacote de socorro ao mercado financeiro. No outro extremo, temos o Governo Lula [sem julgamento de mérito sobre seu Governo], criou um clima de confiança e ações políticas nos últimos anos que fizeram condições diferentes do que o Brasil tinha nas últimas crise internacionais.

O desenvolvimento capitalista sempre implica a relevância das determinações extra-econômicas, onde a política é sua componente.

A demora na aprovação do pacote americano agravou a crise e criou a desconfiança que a medida em si não bastará, nem mesmo para começo do socorro da crise.

(*)tema que parte de minhas investigações teóricas e metodológicas sobre desenvolvimento econômico e dinâmica de longo prazo do capitalismo mundial. Minhas referências são Evguêni Preobrajenski, Léon Trótski e Theotônio dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário