segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os liberais e a explicação sobre a crise financeira

por Almir Cezar Filho

Os liberais meio que ficaram sem palavras para explicar a crise e apontar culpa, como eles adoram fazer. Mas entre eles ainda tem umzinho que é capaz de dizer grandes besteiras, apenas transpondo sua explicação habitual sobre os problemas da economia: a interferência estatal.

<< [o eleitorado] erradamente, atribuem à administração republicana as raízes da crise atual. Digo "erradamente" porque há duas ou três décadas que todas as administrações, republicanas ou democratas, interferem abusivamente no mercado, alimentando a irresponsabilidade de empresas financeiras, públicas ou privadas, para que concedam crédito em nome de uma perversa noção de igualdade sem sustentabilidade real. >> (João Pereira Coutinho, colunista da Folha de S.P, artigo do dia 29/09).

É isso que os liberais estão explicando sobre a crise financeira, que a culpa é de muita intervenção estatal no sistema financeiro. O engraçada é que não criticam a proposta dos governos europeus e estadunidense de intervir pesado, indo até mesmo a estatização, para tentar resolver a crise.

Esquecem, os liberais, que foram sim a falta de intervenção, a sucessiva política desse governos de desregulamentação dos mercados financeiros, que permitiu uma frouxidão ou cobiça desmensurada dos bancos, agências e fundos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário