terça-feira, 30 de setembro de 2008

O que é a crise financeira dos EUA (um resumo)

por Almir  Cezar

A economia dos EUA esteve aquecida nos últimos 6 anos, por um lado muita pelos gastos públicos no indústria bélica e redução dos impostos de renda, e por outro pelo aumento do crédito ao consumidor, sem o respectivo crescimento da renda das famílias.

O aumento do consumo das famílias não era acompanhado por crescimento na renda – todos os ganhos de produtividade do trabalho eram apropriado sob a forma de lucro e não de salário. Em verdade, contrariando o crescimento do PIB do período, não apenas a participação dos salários na renda nacional, como mesmo os salários reais caíram nesses anos.

O começo

As famílias para manter ou elevar seu padrão de vida tomavam empréstimos usando como garantia suas casas ou refinanciando suas hipotecas. O mercado imobiliário nos últimos anos ficou excessivamente aquecido, muitos investiam em construção e aquisição de imóveis. Os preços se elevaram artificialmente. Então aconteceu que quando se pegava empréstimos dando como garantia sua própria casa elas ganhavam uma grande diferença ou simplesmente se não pagassem as parcelas e fossem obrigados a leiloar ou vender a casa para honrar a dívida ganhariam uma diferença entre o valor do empréstimo e o preço de venda.

De repente tudo virou. Os preços dos imóveis caíram. E as famílias também havia se endivido em excesso. Quando os lucros das empresas caíram começaram a demitir seus funcionários. As famílias ficaram inadimplentes. Quando os leilões das casas começaram, não haviam compradores e os preços eram abaixo do valor do empréstimo.

Como a crise se manifestou

Os mercados financeiros mundiais estão em dificuldade, porque muitos investiram demais no mercado de hipotecas. Quando a bolha imobiliária estadunidense estourou, os bancos ficaram sem saber quais dos seus empréstimos seriam re-pagos e quais sofreriam calote.

As agências de riscos indicavam esse tipo de investimento como sem ou com baixo risco, os chamados títulos subprime, no qual fundo e bancos de investimentos compravam títulos emitidos pelos bancos hipotecários.  Esses ficaram ainda mais capitalizados e realizaram mais financiamentos hipotecários negligenciando riscos.

O que começou como um pequeno problema agora tomou conta de todo o mundo. Os bancos não sabem mais quanto seus investimentos valem. Isso faz com que esses papéis se tornem mais difíceis de vender. E também faz com que alguns bancos sólidos fiquem sem dinheiro. Além disso, os bancos não confiam um no outro. Eles não sabem quais bancos podem entrar em crise e se recusam a emprestar entre si.

Isso levou o sistema financeiro a um impasse, com taxas de juros subindo e atingindo consumidores e empresários. A crise já resultou no colapso de vários bancos grandes nos Estados Unidos e na Europa.

Um comentário: