sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dinâmica e Desenvolvimento do Capitalismo na perspectiva marxista

Por Almir Cezar Filho

Ambas as categorias "Dinâmica" e "Desenvolvimento" na perspectiva marxista enfatizam o movimento do Capitalismo enquanto sistema social. Se o materialismo dialético é a lógica que investiga através do próprio movimento do real suas leis de movimento e transformação, então são em si duas faces, perspectivas de análise do sistema. Ao meu ver, a diferença e a explicação entre "dinâmica" e "desenvolvimento" dos sistemas sócio-econômicos é bem explicado nas obras de Preobrajenski, Trótski e Theotonio dos Santos.

Enquanto, dinâmica enfatiza os movimentos de funcionamento, de operação do sistema capitalista, desenvolvimento enfatiza o formato e o movimento de formatação e desformatação do sistema. Quando os marxistas falam em dinâmica e desenvolvimento não falam apenas limitando-se ao econômico, em vista que o Capitalismo, enquanto modo de produção e formação social, seja um sistema multitudinário, multidimensional.

A dinâmica capitalista, portanto não se refere a dinâmica econômica e ao ciclos industriais e sim, a interação entre a dinâmica econômica (no sentido mais strito sensu, dos setores e ciclos), a dinâmica social (a luta de classes e pelo poder político) e a dinâmica da relação entre os Estados Nacionais. O desenvolvimento capitalista por sua vez, fala da relação dialética entre ciclos econômicos, luta de classe e possibilidades de longo prazo do desenvolvimento.

Dinâmica equilibrada do Capitalismo
Quando Marx fala em equilíbrio capitalista, em verdade fala em dinâmica regular. Lembrando bem que há uma distinção entre dinâmica regular e estabilidade, dinâmica irregular e instabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário